Lateral do Cuiabá, Mateusinho tem pena reduzida pelo STJD na Operação Penalidade Máxima

Lateral do Cuiabá, Mateusinho tem pena reduzida pelo STJD na Operação Penalidade Máxima

Lateral do Cuiabá, Mateusinho tem pena reduzida pelo STJD na Operação Penalidade Máxima

➦ Compartilhe esta notícia

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram


O lateral-direito do Cuiabá, Mateusinho, teve pena de suspensão dos gramados reduzida de 720 dias para 600 dias por supostos esquemas de apostas no futebol, investigados na Operação Penalidade Máxima. O atleta também conseguiu reduzir de R$ 70 mil para R$ 50 mil a multa que havia lhe sido imposta.

A decisão foi tomada em segunda instância no julgamento do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após os recursos da Procuradoria e da defesa dos jogadores denunciados.

O atleta foi denunciado por envolvimento no caso na época em que jogava pelo Sampaio Corrêa, na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado. 

Dos quatro atletas julgados, apenas Mateusinho compareceu no STJD, ao lado da mãe e de dois irmãos. Seus empresários também foram ao julgamento – um deles saiu incomodado com a pena e causou mal-estar no tribunal. Atualmente no Cuiabá, o jogador tremia e estava abraçado com a mãe durante boa parte do julgamento. 

Segundo a defesa, o atleta confessou a participação, mas pediu diminuição da pena. Os advogados ressaltaram que o Sampaio Corrêa – equipe que o lateral defendia na época – estava com salários atrasados. 

– Gostaria de lembrar o voto do doutor Claudio, atual presidente do TJ-RS: “Se eu tivesse a certeza de que a pena máxima iria acabar com todo esse sistema, eu aplicaria”. Estamos falando de um sistema, onde eles (jogadores de futebol) vão continuar sendo punidos, encontrados, mas a ponta principal, nunca. Tenho que apená-los com uma pena que incentive que os outros, que estão dentro, a virem a tona e revelarem como tudo funciona – disse Marcelo Jucá, advogado de Mateusinho. 

Mateusinho segue normalmente no elenco do Cuiabá, porém sem participar dos jogos da Série A. A diretoria do clube ainda não se pronunciou concretamente sobre o caso. 

Entenda o caso 

A ação, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), desbaratou um esquema de manipulação em resultados de jogos do Brasileirão série B 2022, quando Mateusinho atuava pelo Sampaio Corrêa, do Maranhão. O lateral cometeu um pênalti no jogo contra o Londrina, no dia 5 de novembro, supostamente afim de receber cartão amarelo. 

Mateusinho chegou ao Cuiabá no início da temporada, com contrato longo até 2027. Até o momento, ele realizou 22 jogos, marcou quatro gols e deu duas assistências. Seu último jogo foi pela 6ª rodada da Série A, contra o Fluminense, pois logo depois foi suspenso preventivamente por 30 dias pelo STJD, também em relação à Operação Penalidade Máxima. 

No julgamento da 5ª Comissão Disciplinar, a punição foi determinada pelo relator Vanderson Maçullo, acompanhado por unanimidade pelos membros da Comissão, Eduardo Mello, Gustavo Caputo e Alessandra Paiva, no artigo 83 e artigo 243, parágrafo 1º do Código Brasileiro da Justiça Desportiva. 

Os membros da Comissão Disciplinar entenderam que o atleta de 24 anos participou do esquema por capturas de tela em grupo de WhatsApp e pelo forte indício da penalidade cometida. 

Olhar Esportivo com informações do GE. 



Olhar Esportivo