Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, enalteceu o trabalho dos auditores públicos. Clique aqui para ampliar. |
Em comemoração ao Dia do Auditor de Controle Externo, celebrado em 27 de abril, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promoveu um evento especial para valorizar a atuação dos auditores públicos, responsáveis por zelar pela boa aplicação dos recursos públicos e garantir a transparência na gestão. Realizado na Escola Superior de Contas e organizado pela Associação dos Auditores Públicos Externos do TCE-MT (Audipe), o encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes de instituições de controle para debater o papel essencial da categoria no fortalecimento da governança e da probidade administrativa.
Na abertura, o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, enalteceu o trabalho dos auditores públicos, que classificou como fundamental e imprescindível para a boa gestão dos recursos públicos e para a defesa dos interesses da sociedade. “Eu estou extremamente feliz e orgulhoso da atuação deste Tribunal de Contas. Vocês são profissionais de excelência, preparados e comprometidos. O gasto público precisa dar resultados para o cidadão brasileiro, o dinheiro do povo tem que ser investido com responsabilidade e os auditores do TCE-MT têm feito sua parte e cumprido seu papel. Continuem firmes nessa missão tão relevante para nosso estado e para o país.”
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Procurador-geral do MPC, Alisson Carvalho de Alencar, também prestigiou o encontro. |
Da mesma forma se manifestou o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar. “Sou um profundo admirador da carreira dos auditores de controle externo, em especial dos auditores do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Nós temos os melhores auditores do Brasil, os mais capacitados, qualificados, os que mais entregam bons resultados. O Tribunal de Contas só funciona efetivamente com uma auditoria fortalecida, que é representada pela atuação impecável dos senhores e das senhoras”.
Presidente da Audipe, a auditora pública Simony Jin ressaltou a importância de ampliar a visão dos auditores para debates em âmbito nacional e, nesse sentido, destacou a escolha do tema central do encontro, que trouxa a palestra “O papel da Auditoria de Controle Externo na tutela da probidade na gestão de recursos públicos – impactos, repercussões em outros sistemas e LOAUD como instrumento de governança”, conduzida pelos auditores Ismar Viana e Thaisse Craveiro, dos Tribunais de Contas de Sergipe e Ceará, respectivamente.
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Presidente da Audipe, Simony Jin, ressaltou a importância de ampliar a visão dos auditores para debates em âmbito nacional. |
“Muitas vezes ficamos isolados dentro de uma caixinha no nosso estado e não nos damos conta que os problemas e desafios que enfrentamos aqui no TCE-MT são desafios que outros tribunais já enfrentaram, existem fundamentos jurídicos e discussões profundas e consolidadas. Não estamos sozinhos. Para mim, é muito importante esse evento que estamos realizando, para abrirmos a nossa mente, nos engajarmos mais e fortalecermos a nossa carreira”, declarou Simony Jin.
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Palestrante Ismar Viana, auditor do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. |
Na oportunidade, Ismar Viana discorreu sobre a probidade na gestão de recursos públicos, seus impactos, sua comunicabilidade com outros sistemas de responsabilização e a Lei Orgânica da Auditoria (LOAUD). “Quando se fala em probidade administrativa, não está se falando em sistema de responsabilização por atos de improbidade, que incumbe a responsabilidade ao Ministério Público Estadual, entretanto, os órgãos da República como um todo têm essa parcela de participação na ampla tutela da probidade. Em relação aos Tribunais de Contas, nós temos a tutela preventiva da probidade administrativa na sua função pedagógica e no que tange essa tutela repressiva, que é feita pelo Ministério Público comum, nós podemos contribuir com a instrumentalização da repressão.”
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Palestrante Thaisse Craveiro, presidente da ANTC e auditora do Tribunal de Contas do Ceará. |
Já a presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo (ANTC), Thaisse Craveiro, destacou que o trabalho dos auditores é essencial para as decisões dos tribunais de contas, além de reforçar a importância da união da categoria nas associações regionais e nacionais. “O Tribunal não decide sem a atuação do auditor. É por isso que quando falamos no aprimoramento e na governança na função de auditoria, estamos falando do resultado que o Tribunal de Contas entrega para a sociedade”, frisou.
A secretária-geral de Controle Externo do TCE-MT e auditora pública externa, Patricia Lozich, afirmou que os auditores são os guardiões dos recursos públicos. “Essa é nossa função principal. Nós colaboramos com toda a administração pública para que o gestor consiga entregar uma política pública com mais qualidade e com mais economia.”
Para o auditor Vander da Silveira Melo, o auditor de controle externo é a parte do tripé que faz a análise e as auditorias que são essenciais para o julgamento em Plenário. “Eu me sinto muito agradecido de fazer parte dessa família que é o Tribunal de Contas. Aqui nós podemos fazer um trabalho de extrema relevância para a sociedade e isso faz com que a gente se sinta muito agradecido de fazer parte de algo que é útil para a sociedade.”
Clique aqui e confira o encontro na íntegra.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Fonte: TCE MT – MT