A equipe multidisciplinar especializada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) foi acionada pelo Corpo de Bombeiros, nesta segunda-feira (19.08), para receber um tamanduá-mirim com sinais de queimadura. O animal foi resgatado por um morador de Poconé (a 104 km de Cuiabá) e entregue aos militares neste domingo (18.08).
Na manhã desta segunda-feira (19), a equipe da Sema recebeu o tamanduá e realizou os primeiros atendimentos, que confirmou as queimaduras em duas patas e sinais de mordidas de algum animal.
No atendimento, ele foi estabilizado e encaminhado a clínica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT,) em Cuiabá. Ele já recebeu os primeiros cuidados, curativos, medicamentos e será monitorado.
O gerente de Fauna Silvestre da Sema, Waldo Troy, explicou que, aparentemente, o tamanduá-mirim está bem e estável. Ele é jovem e macho. “Vamos acompanhar sua evolução que tem tudo para ser um sucesso. Ele é esperto e torcemos para logo estar de volta na natureza”, disse.
Sobre a situação que se encontrava o animal, Waldo pontuou que não foram passados detalhes. Se foi no perímetro urbano, se as queimaduras foram provocadas por incêndio florestal ou qualquer outra situação.
Foto: Sema-MT
Denuncie
Os crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, pelo 0800 065 3838, pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.
Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.
Fonte: Governo MT – MT