Em mais uma ação de conscientização ambiental, o projeto distribuiu 100 mudas de árvores frutíferas e nativas que foram plantadas pelas crianças no bosque da instituição. Também realizou palestras educativas sobre a importância da arborização, de cuidar do meio ambiente, e o jogo rebojando. Criado pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, o rebojando é uma forma lúdica, em formato de perguntas e respostas, em que os pequenos aprendem brincando sobre questões ambientais e realidade do meio ambiente mato-grossense.
João Vitor Lavanholi Grandini, de 11 anos, gostou de participar das brincadeiras e do plantio de mudas. “É um projeto muito legal que você pode interagir e no final você ganha um prêmio. E a vegetação é importante para nossa existência, sem as árvores não conseguiríamos respirar e é muito importante para sociedade, todos deveriam ter a consciência de plantar uma árvore pelo menos uma vez por ano, para que os 8 bilhões de pessoas que existem no mundo consigam respirar melhor”, avaliou.
Para o gestor administrativo da LBV, Junio Alcântara, a ação vem ao encontro de uma das missões da instituição que é a promoção do desenvolvimento socioambiental sustentável. “Recebemos com bastante alegria, e as crianças atendidas aqui estão em festa nessa comemoração da Semana do Meio Ambiente do Judiciário, que vem agregar trazer bastante conhecimento. O próprio presidente da LBV tem uma mensagem que a destruição da natureza é a extinção da raça humana e nossa missão é acolher as famílias e orientar para que possam ser cidadãos de bens, por isso agradecemos a parceria”, enalteceu.
Para o voluntário da LBV e representante de arborização urbana de Cuiabá, Abel Nascimento, “é preciso sensibilizar nossas crianças, nossos jovens, para que levem esta mensagem para seus pais e familiares, para mudar comportamentos que são arraigados culturalmente em nossa sociedade. Não destruir o meio ambiente é o maior beneficio para vida humana para construir um futuro melhor para todos”, avaliou.
LBV – A LBV é uma instituição sem fins econômicos e atende por meio do Serviço Criança Futuro no Presente, no período inverso ao escolar, 150 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. São oferecidas oficinas socioeducativas: oficina de arte e cultura, corpo e movimento e oficina esporte é vida. No serviço Vida Plena atendemos 83 idosos.
Também são oferecidas três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche da tarde. Sem nenhum custo para a família.
Telefone para contato e doações: (65)3317-3808 ou 0800 05 55 099.
#paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: foto vertical, as crianças plantando uma muda de árvore no bosque da LBV. Imagem 2: foto horizontal, as crianças participando das brincadeiras do jogo rebojando, sentadas em círculo, e uma aluna em pé com o dado do jogo em mãos, e ao centro, o palhaço palhaço Lelé Picolé Curimpampam, criado pelo Segundo Sargento, Marcelo Luciano Pereira que atua no Juvam. Imagem 3: foto horizontal, os alunos posicionados em forma de círculo, de mãos dadas, ouvindo as orientações da engenheira florestal do projeto, que está ao centro do bosque do Centro Comunitário. Imagem 4: foto horizontal- os alunos estão sentados em cadeiras brancas, no auditório do Centro Comunitário da LBV, ouvindo a palestra da engenheira florestal que está de pé na frente deles.
Eli Cristina Azevedo
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT