Para conquistar o título, o atleta venceu cinco lutas, sendo quatro por finalizações e uma por pontos
O mato-grossense Felipe Leonardo, de 21 anos, se consagrou campeão no Pan-Americano de Jiu-Jitsu 2025, realizado entre os dias 19 e 23 de março, em Orlando, na Flórida (EUA).
Para conquistar o título, o atleta venceu cinco lutas, sendo quatro por finalizações e uma por pontos. O mato-grossense compete na categoria Pena (até 70 kg) na faixa roxa.
Além de vários outros títulos alcançados em sua trajetória esportiva, como campeão brasileiro e estadual, Felipe conquistou a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu em outubro de 2024.
O atleta é bolsista do projeto OlimpusMT do Governo de Mato Grosso, executado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
“O bolsa atleta ajuda demais tanto na preparação para o campeonato, como alimentação, suplementação, quanto nas viagens. Eu, por exemplo, estou conseguindo participar dos maiores eventos de Jiu-Jitsu”, expressa Leonardo.
Felipe, que hoje é referência do esporte no Estado, iniciou as práticas esportivas no projeto social Jiu-Jitsu Rotam, que também é atendido pela Secel-MT por meio do programa Pontos de Esporte e Lazer.
“Entrei no projeto quando tinha oito anos, então o esporte me acompanhou em diversas fases da minha vida. E o esporte acaba oferecendo tudo aquilo que uma pessoa pode querer: disciplina, respeito e educação”, destaca o atleta.
Para o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, David Moura, a trajetória de Felipe é um exemplo para muitos jovens.
“Acompanho a trajetória do Felipinho há muito tempo e fico muito feliz em ver que sua dedicação e disciplina estão possibilitando tantas conquistas. Um jovem daqui da nossa terra que está mostrando ao mundo a qualidade do esporte mato-grossense, se tornando um exemplo para outros jovens. É gratificante contribuir com essa trajetória, primeiro com o projeto social da Rotam e agora como um beneficiado do projeto OlimpusMT. Parabéns, Felipe!”, saúda o secretário.