A vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, o corregedor-Geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira, o desembargador Guiomar Teodoro Borges, também natural de Alto Garças, e o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça, Túlio Duailibi, estiveram presentes na solenidade.
Natural de Alto Garças, a desembargadora Clarice Claudino não conteve a emoção ao retornar à cidade natal, onde viveu grande parte da vida, ao lado de seu pai ‘José do Carimelo’ e de sua mãe Dona Maria José (in memoian). “Retornar a Alto Garças na condição de presidente do Poder Judiciário, para o lançamento das obras do novo fórum, certamente é motivo de honra e orgulho para meus pais”, definiu a desembargadora.
Emocionada, a desembargadora fez referência ao local onde o novo fórum será construído, espaço ocupado no passado pela Escola Estadual Doutor Ytrio Corrêa, onde estudou. “Estar aqui, exatamente neste local onde estudei, onde foi meu colégio, onde lecionei e onde tem minha história, as lembranças vieram em torrentes. Será uma obra cheia de história e de significados porque ela vai ser erguida em um local histórico e que virá a atender também necessidades históricas. Em Alto Garças advoguei por muitos anos, aqui tive minhas filhas. Não foi apenas um período de infância e juventude que aqui passei, minhas raízes estão aqui, meu umbigo está ali, fincado no quintal da minha casa, onde vivi a maior parte da minha vida”.
O novo fórum denominado “Doutor Agnelo Bezerra Neto” será construído em uma área de 1.790,40 m², doada pelo Governo do Estado, e irá contemplar espaços como vara criminal, plenário do Tribunal do Júri, setor de custódia, salas administrativas e de apoio, arquivo geral, setor de serviços e estacionamento. Além de garantir atendimento ágil e de maior qualidade ao cidadão, a obra também vai atender às políticas de sustentabilidade, com o reaproveitamento da água dos ares condicionados, e de acessibilidade, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Resolução nº 400 e 401, respectivamente.
O vice-governador do Estado, Otaviano Pivetta chamou a atenção para a importância da parceria pública para a oferta de serviços mais eficientes à população. “É uma honra para mim como vice-governador estar de volta a esta cidade tão simbólica para a história do Estado, especialmente para o agronegócio, onde temos grandes produtores e uma sociedade que produziu muito para Mato Grosso, a exemplo da nossa presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino, filha dessa terra. Participar do lançamento desta importante obra, e entender como o governo pode agir para garantir outras melhorias à população é obrigação do agente público”.
Instalada em 31 de outubro de 1964, a Comarca de Alto Garças é responsável pela jurisdição de mais de 14 mil habitantes e pelo trâmite de aproximadamente 4.100 processos.
“Hoje, o Poder Judiciário vem até Alto Garças com o compromisso de dar dignidade ao cidadão. O fórum não é simplesmente um lugar para acomodar juízes e servidores, mas sim para dar aos usuários dignidade em seu atendimento, esse é o papel do Judiciário, e foi isso que viemos cumprir aqui”, enfatizou o corregedor-Geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva.
O prefeito de Alto Garças, Claudinei Singolano narrou as etapas superadas pelos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo até o lançamento das obras. “A emoção é grande. Desde 2017 o município estava trabalhando com o Judiciário e o Governo do Estado para a construção da nova sede. Tivemos a ajuda de muitas mãos, unidas em prol do novo fórum, e tivemos a sorte de termos tantos desembargadores filhos e filhas de Alto Garças, e agora, com a chegada da desembargadora Clarice Claudino à presidência, temos a oportunidade de viver esse momento histórico de felicidade.”
A solenidade ainda contou com a presença do deputado estadual Nininho, de secretários e servidores da Prefeitura de Alto Garças, membros da Câmara de Vereadores, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), servidores do Fórum de Alto Garças, entre membros da Família Claudino, e autoridades locais.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Desembargadora Clarice Claudino veste camisa de manga longa na cor branco off White. Ela segura uma caneta e assina a ordem de serviço para o início das obras do novo Fórum de Alto Garças. Ela olha para a foto e sorri. Ao fundo está um painel com a foto do novo fórum e escrito: Futuras Instalações do Novo Fórum de Alto Garças. Ao lado esquerdo dela está o prefeito, em pé. Ao fundo aparecem a desembargadora Maria Erotides e a juíza-diretora Amanda Pereira. Segunda imagem: No púlpito, a desembargadora Clarice Claudino faz uso da fala após o lançamento das obras. No espaço lotado estão presentes autoridades locais, servidores públicos e moradores. Terceira imagem: A juíza da Comarca de Alto Garças, Amanda Pereira em entrevista à TV.Jus. Ela usa vestido verde com tiara de pedras douradas nos cabelos.
Naiara Martins/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT