Escuta social realizada por projeto recebe mais de 1500 respostas

Escuta social realizada por projeto recebe mais de 1500 respostas

Escuta social realizada por projeto recebe mais de 1500 respostas

➦ Compartilhe esta notícia

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram


​O Governo de Mato Grosso proporcionou uma nova experiência para os autistas que assistiram ao jogo do Cuiabá contra o Coritiba, no último sábado (27), pelo Campeonato Brasileiro de 2023, na Arena Pantanal. Além de acesso ao camarote, os beneficiados tiveram um espaço de autorregulação emocional com mesa e cadeira infantil, tapete de EVA, desenhos, lápis de cor, massa de modelar e blocos de montar. Esse é o quarto grupo sorteado para ir ao estádio, em uma iniciativa do Programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama de MT.

“Cada jogo é uma alegria saber que as crianças e adolescentes com autismo estão tendo essa experiência fantástica, o espaço preparado para eles ficou muito bacana. Assim que eu puder quero assistir um jogo com eles. Parabéns a todas as pessoas envolvidas nesse projeto fabuloso e inclusivo”, agradeceu a primeira-dama de MT.

“É muito gratificante poder dar às pessoas autistas este espaço de autorregulação emocional, dentro da Arena Pantanal, para assistir aos jogos do Cuiabá. Para nós é uma experiência única, uma forma de divulgar a Carteira do Autista, a importância de se ter a carteira, para que os autistas possam acessar inúmeros serviços. Essa sinergia do Cuiabá oferecendo esse espaço e a gente podendo levar esse trabalho para os autistas é muito importante. Essa iniciativa da nossa primeira-dama Virginia Mendes, junto com a senadora Margareth Buzetti, traz um olhar sensível para a inclusão dos autistas”, afirmou a secretária Grasi.

Flávia Figueiredo de Magalhães, mãe do pequeno Fernando de quatro anos, afirmou que a ação do Governo de MT é um momento único para o filho, já que é a primeira vez que consegue levá-lo ao estádio. Ela ainda ressaltou a sensibilidade de ter o espaço recreativo no camarote para os autistas.

“Ter esse espaço aqui para eles com os desenhos é muito importante, porque auxilia na regulação. Se em algum momento eles entrarem em um pico de desregulagem, a massinha, os blocos, a pintura ajudam nessa regulação. Meu filho, por exemplo, ao mesmo tempo que ele foi lá fora e viu por um momento e já sentiu muita pressão, ele veio para o cantinho ali nos desenhos e já regulou. O Governo de Mato Grosso está de parabéns pela ação porque é um olhar único, é um olhar realmente inclusivo”, declarou.

De acordo com Sandra Barbosa, mãe do Adryan Guilherme de 12 anos, foi um dos momentos mais emocionantes na vida do filho. Para ela é muito bom ter um lugar aconchegante, com espaço onde as crianças possam se locomover e interagir na sua forma, sem a recriminação e intensidade de outras pessoas ou de outros barulhos.

“Eu vi um sentimento de humanidade com todos os autistas. Fomos muito bem acolhidos e vemos que o Governo está tendo uma visão mais sensível, mais solidária não só com os autistas, mas com todos os demais. Estar participando disso é um sonho. Ver meu filho sorrindo, interagindo assim com um acompanhamento adequado, no local adequado onde não traz incômodos para ele é muito bom. Ter o espaço da acolhida para as crianças menores se equilibrarem é um diferencial, porque sabemos que o autismo tem disso, não estar parado, ou não estar quieto”, disse Sandra emocionada.

Segundo Mamedes da Cruz, pai do Samuel de 12 anos, não tem coisa melhor do que ver o seu filho sendo respeitado e bem tratado.

“O Samuel é fanático por futebol e ter essa oportunidade de assistir ao jogo com ele não preço. Ele fica muito feliz. Eu só contei que iríamos assistir o jogo pouco antes de vir para que ele não ficasse tão ansioso. Fico muito feliz que o Governo de Mato Grosso tenha olhado para a causa dos autistas, fazendo ações como esta”, afirmou.

A seleção dos oitos torcedores e acompanhantes foi realizada por meio de sorteio a partir dos beneficiários cadastrados na Carteira de Identificação do Autista (CIA), emitida pelo MT Cidadão. A ação é uma parceria entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Setasc, e o Cuiabá Esporte Clube.

Para poder participar do sorteio é preciso ter a Carteira de Identificação do Autista (veja mais abaixo). Beneficiários de todo o estado de Mato Grosso podem participar do sorteio, lembrando que não serão custeados o deslocamento e a hospedagem, tanto do sorteado quanto de seu acompanhante. Apenas serão disponibilizadas as entradas do camarote.

Carteira de Identificação do Autista

O documento, que é uma das bandeiras da primeira-dama, Virginia Mendes, é emitido de forma gratuita pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e contém informações específicas e qualificadas da pessoa com o transtorno, o contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador.

O cadastro da CIA, desde setembro de 2022, é realizado pelo aplicativo MT Cidadão, na modalidade digital e ou física (impressa). O prazo para a emissão da carteira digital é de cinco dias, a contar do envio da documentação via aplicativo, análise e aprovação pela equipe da Setasc. Já para a emissão da carteira física, o prazo será de 30 dias.

Para mais informações (65) 98421-4080/(65) 3613-5711 ou o site da Setasc.​