A iniciativa é resultado de uma parceria entre o 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Rondonópolis (3º BBM) e a prefeitura de Itiquira, e teve como objetivo preparar e capacitar os funcionários das fazendas locais para atuarem como primeira resposta em situações de emergência envolvendo incêndios florestais.
O treinamento abordou temas essenciais, como técnicas de combate a incêndios em áreas rurais e florestais, fornecendo aos participantes os conhecimentos e habilidades necessários para atuarem de forma eficaz em diferentes tipos de emergências.
Além de técnicas de combate a incêndios, o treinamento também abordou primeiros socorros, capacitando os participantes a prestar assistência imediata em caso de acidentes ou emergências médicas.
O capitão do 3º BBM em Rondonópolis, Roberto Coelho de Lima, afirmou que a formação dessa brigada de incêndio florestal é uma ação fundamental prevista no Plano Operativo de Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) 2024 do CBMMT. E que essa iniciativa responde a uma estratégia mais ampla da instituição de preparar e capacitar as comunidades localizadas em áreas de grande extensão territorial e relevância ambiental e econômica, como o município de Itiquira.
“Ao formar e treinar essa brigada local, nós estamos habilitando a população a atuar como primeira resposta em situações de emergência envolvendo incêndios urbanos e florestais na região. Isso é crucial, pois permite um combate imediato aos focos de incêndio, evitando que se alastrem e causem danos ainda maiores. Além disso, essa brigada capacitada irá complementar e reforçar a atuação dos bombeiros militares em ocorrências de grande extensão, colaborando de forma integrada para uma resposta mais eficaz a esse tipo de emergência ambiental”, disse o capitão.