Comandante-geral dos Bombeiros vistoria combate ao fogo no Pantanal: “incêndio sob controle”

Comandante-geral dos Bombeiros vistoria combate ao fogo no Pantanal: “incêndio sob controle”

Comandante-geral dos Bombeiros vistoria combate ao fogo no Pantanal: “incêndio sob controle”

➦ Compartilhe esta notícia

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram


O incêndio na região de Porto Conceição, em Cáceres, está sob controle. A avaliação é do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Glêdson, após sobrevoo e vistoria às ações de combate ao fogo no Pantanal na manhã desta quinta-feira (04.07).

“Hoje podemos classificar este incêndio como sob controle. Extinguimos o incêndio em Cambarazinho e já combatemos parcialmente o fogo na região de Porto Conceição, principalmente no lado de Poconé. Agora os trabalhos se concentram no lado de Cáceres, com construção de aceiros, combate direto ao fogo onde há acesso e estamos usando um avião para despejar água”, afirmou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Flávio Glêdson.

“É sempre importante ressaltar que o incêndio no Pantanal é complexo, tendo em vista que o cenário pode mudar em instantes por se tratar de um fogo subterrâneo, com uma vegetação muito propícia à propagação do fogo. Mas estamos constantemente monitorando os focos de calor, a direção do vento e umidade relativa do ar para alinhar a estratégia mais eficiente para o combate ao fogo”, completou.

Atuam no Pantanal 43 bombeiros, seis servidores do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), oito servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e quatro servidores da Defesa Civil do Estado. Além disso, também participam das ações brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e membros da Marinha.

Na região do Pantanal, os servidores do Estado contam com o Posto de Comando Móvel para o alinhamento das estratégias de combate, com monitoramento por satélite, e com uma Estação de Rádio Base móvel (ERB) para reforçar o suporte de comunicação às equipes das forças de segurança.

“Sempre quando precisamos empenhar um grande efetivo contra um incêndio, instalamos este Posto de Comando Móvel para ter uma melhor gerência de recursos materiais e humanos. Com ele, temos exatamente a mesma tecnologia do Batalhão de Emergências Ambientais, então temos tudo o que é necessário para um combate estratégico contra o fogo”, explicou o tenente-coronel Rafael Marcondes, diretor operacional adjunto do Corpo de Bombeiros.

Para o combate ao fogo, o efetivo conta com o apoio de um avião, um helicóptero, oito caminhonetes, cinco pás-carregadeiras, quatro caminhões auto tanque, duas escavadeiras, duas motoniveladoras, duas patrolas, dois quadriciclos, um caminhão pipa, uma pá-carregadeira e um trator.

“Todos os anos, Mato Grosso enfrenta um período de estiagem e seca, mas o Corpo de Bombeiros tem se preparado cada vez mais para combater os incêndios. Formamos brigadistas, construímos linhas de defesas com aceiros, fizemos campanhas de conscientização, alugamos aviões para reforçar as ações e vamos contratar brigadistas, graças ao investimento que o Governo do Estado continua realizando desde o início da atual gestão”, ressaltou o comandante-geral.

Fonte: Governo MT – MT