O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na noite desta quinta-feira (27.3), um bebê de apenas três meses que havia se engasgado durante a amamentação, em Alta Floresta (a 791 km de Cuiabá).
Por volta das 20h, os pais da recém-nascida buscaram ajuda diretamente no quartel da 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar (7ªCIBM). No momento do ocorrido, os bombeiros estavam dentro do batalhão e saíram quando ouviram a comoção no portão.
Rapidamente, a sargento BM Cinthya Raquel Nascimento Ribeiro pegou a criança no colo e iniciou a manobra de Heimlich, para desobstruir as vias aéreas do bebê em segurança. Ainda na primeira tentativa, a bombeira obteve sucesso no desengasgo e a criança voltou a respirar.
Após o salvamento, a equipe conduziu a menor com a responsável para uma unidade hospitalar, para receber os cuidados médicos necessários.
Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar destaca a importância de manter a calma e acionar rapidamente o ramal 193. Em casos de engasgo, recomenda-se buscar orientação profissional e evitar procedimentos que possam agravar o quadro. Ter conhecimento básico sobre manobras de primeiros socorros pode ser decisivo para salvar vidas.
Veja a atuação dos bombeiros militares nessa ocorrência.
Fonte: Governo MT – MT